▬▬▬
▬   ▬
▬   ▬
▬▬▬
▬▬▬
▬   ▬

Acima KEN — A Quietude, Montanha
Abaixo SUN — A Suavidade, Vento

O ideograma chinês Ku representa uma tigela cujo conteúdo são vermes, o que implica deterioração. É o que ocorre quando a suave indiferença do trigrama inferior combina-se com a acentuada inércia do trigrama superior. O resultado é a estagnação. Como há culpa, tal situação exige a remoção da causa. Por isso o sentido do hexagrama não é apenas ‘o que se deteriorou’, mas ‘trabalho sobre o que se deteriorou’, que tem sublime sucesso.

É favorável atravessar a grande água. Antes do ponto de partida, 3 dias, depois do ponto de partida, 3 dias.

O que se deteriorou por culpa dos homens pode ser refeito pelo seu trabalho. O que conduz a esse estado de desestruturação não é um destino imutável, como nos tempos da Estagnação, mas o desvirtuamento da liberdade. O trabalho a ser realizado para melhorar a situação pode ser promissor, mas tem de estar de acordo com o que se pode no momento.

O homem não deve recuar amedrontado em face do trabalho e do perigo expressos na travessia da grande água; deve dedicar-se à causa com especial energia. O sucesso, porém, dependerá de se tomarem as decisões corretas a partir do comando Antes do Ponto de Partida, 3 dias, Depois do Ponto de Partida, 3 dias. Deve-se estabelecer as causas da desestruturação, e só então corrigi-las, o que recomenda cautela no período que antecede o Ponto de Partida e no período que sucede o Ponto de Partida. Começar o novo caminho com segurança é a regra básica para evitar retroceder-se ao estado anterior de desestruturação. E o começo do novo caminho deve ser fixado pela substituição da indiferença e da inércia por atitudes decisivas e energia.

O sopro do vento na base da montanha é a imagem da desestruturação. Então, o homem superior deve estimular os outros homens e fortalecer-lhes o espírito.
________________________________________________

Estimule seu pai, seu tio, aquele amigo mais velho, já aposentado, a criar o seu próprio blog. Veja o artigo da semana passada.

______________________________________

Anúncios