Tags

, , ,

 Francesco.001

“(…). Ma Gesù ha istituito sette Sacramenti e noi con questo atteggiamento istituiamo l’ottavo: il sacramento della dogana pastorale!

(Jesus, porém, instituiu sete Sacramentos e nós, que procedemos deste modo, instituímos o oitavo: O sacramento da aduana pastoral!

Divisor66Quando, após Constantino, estabeleceu-se o governo geral e unificado do cristianismo romano, de pronunciado acento imperial, o paizinho tornou-se a pouco e pouco Senhor da Vida e da Morte. Uma Cúria criada nos moldes da Cúria do Império Romano foi investida de poderes – exercidos por meio dos papas –, os quais, nos séculos seguintes, nem mesmo os reis contestaram, pois, em geral, pelos papas eram coroados, destronados e/ou confirmados.

Em meio à atmosfera de imperialismo absoluto, raros foram os que, dentro e fora da esfera da Cristandade, não se submeteram ou se humilharam aos dogmas e às regras curiais. Os que não o fizeram acabaram torturados, confinados pelo resto de suas vidas, mortos na fogueira, pelo garrote, por enforcamento ou outros elaborados meios de aniquilação física, moral e espiritual.

O rótulo de herege, uma vez aplicado, significava uma sentença de morte, mesmo em vida, ou a abjuração humilhante de todas as crenças, princípios e ideias conflitantes com as regras, princípios e ideias do cristianismo romano, o começo de um longo caminho para a reabilitação.

Os métodos inquisitoriais começaram, desde logo, a se formularem; iniciou-se com a centralização do poder episcopal uma escalada para o poder civil total e geral culminada em longo período de trevas.

“(…); les inquisiteurs commencèrent alors à faire pression pour obtenir la possibilité d’utiliser la torture comme la coutume les y autorisait habituellement. Le 9 décembre, ils demandèrent au roi s’ils pourraient procéder  < conformément aux institutions ecclésiastiques >, c’est-à-dire avoir recours à la torture. (…)” (Malcom Barber – Le Procès des Templiers – Éditions Tallandier – Paris – 2007 – p. 320)

(continua)

 

Anúncios