Parece que sim.

Não consigo acessar regularmente a internet pelo Safari. Aos domingos e quartas-feiras de jeito nenhum – O blog? Nem pensar – hoje, por coincidência, consegui às 23:53 -. Congela no endereço e não aparece a barra com a maçã, o nome Safari, Arquivo, Editar etc. Não consigo sequer sair da página.

Desaparecem ícones da ‘Mesa’. Última esquisitice: havia evaporado o VirtualBox. Hoje, quando liguei a máquina, estava lá. Não é a primeira vez que acontece.

Uma série de arquivos simplesmente sumiu. Quando uso Spotlight nem todos carregam. Fecho os que abrem e somem novamente.

Sub-arquivos de um arquivo geral apresentam falhas. Um deles especialmente, a redação inicial de A Saga do Justo. No início aparece assim: VAI, Ó JUSTO, (…), E NÃO TE DESVIE, E TE PREPARE, PORQUE (…).  Ninguém comete tal barbaridade. Bom, de todo modo corrijo e clico para salvar. Fecho o arquivo, reabro. Não consigo navegar nele; o cursor transforma-se naquele círculo colorido, que roda, roda, roda e nada.  Não consigo sequer sair. Tenho de desligar a máquina segurando o botão liga/desliga. Vou ao Finder/Arquivo/Obter informações. Abre a Caixa. Sumiu Staff. Everyone marca leitura e gravação. Abro o cadeado, tento mudar os privilégios, não consigo. Hoje reabri, Staff continua sumido e everyone aparece ‘sem acesso’. O te desvie e te prepare continuam lá.

Estou editando em separado do blog um documento com posts para publicação. Mantenho o cabeçalho WordPress, acresço fotografias, melhoro o tratamento gráfico e revejo os textos. Surpresa: encontro erros de português tão crassos como os do tópico anterior. Não foram cometidos. Muitos deles foram formulados em Windows/Office, só depois no Mac, em qualquer caso com o corretor ligado. Impossível errar e WordPress nada tem a ver com isso. Mesmo que eu cometesse os erros, de grafia, de concordância e que tais o corretor os sublinharia com aquela ‘cobrinha’ vermelha. Seria, então, só corrigir. Detalhe: como o arquivo do tópico anterior, quando tento salvar ou fechar aparece aquele círculo colorido rodando, rodando e nada. Tenho de desligar a máquina segurando o liga/desliga.

Estou editando um arquivo para cada mês de posts desde dezembro de 2010. Nunca reabrem em Word, com o qual são preparados, só abrem no Processador de Textos Mac sem fotografias, efeitos gráficos etc. Tento o ‘abrir com’, aparece aquela caixa de procurar o aplicativo para abrir, marco Word, não abre. Aí, para trabalhar no arquivo tal como composto, é uma canseira.

E tem mais.