Tags

, , ,

Finja inabilidade; quando mobilizando, aparente não estar. Quando perto, aparente estar longe; quando longe, aparente estar perto. (Sun Tzu, A Arte da Guerra, parte de trechos citados por Henry Kissinger em Sobre a China, Objetiva, Rio de Janeiro, 2011, pp 45/46, Tradução de Cássio de Arantes Leite)

33. TUN / A RETIRADA

IMAGEM – Montanha abaixo do céu: a imagem da RETIRADA. Assim o homem superior mantém o inferior à distância não com raiva, porém com reserva.

A montanha ergue-se sob o céu, mas em virtude de sua natureza, ao final se detém. Por outro lado, o céu retira-se para o alto, distancia-se e permanece fora de alcance. Isto simboliza o comportamento do homem superior diante da ascensão do inferior. Ele se recolhe a seu próprio interior. Mas não o faz por ódio, pois o ódio é uma forma de envolvimento subjetivo através do qual se permanece ligado ao objeto odiado. A força (céu) do homem superior é demonstrada pelo fato de ele provocar a contenção (montanha) do homem inferior através de seu equilíbrio e recato. (I Ching, Tradução do chinês para o alemão por Richard Wilhelm e Tradução para o português por Alayde Mutzenbecher e Gustavo Alberto Corrêa Pinto, Pensamento, São Paulo, p 114)

42. I / AUMENTO

LINHAS – Nove na primeira posição significa: É favorável executar grandes obras. Sublime boa fortuna. Nenhuma culpa.

Quando um homem recebe uma grande ajuda vinda do alto, deverá fazer uso desse aumento de força para realizar uma obra igualmente grande. Em outras circunstâncias ele não teria nem a força necessária para assumir as responsabilidades implicadas num tal projeto. Libertando-se do egoísmo, a grande boa fortuna será alcançada, e com isso se estará, assim, isento de culpa. (Ibidem, p 136)

COROLÁRIO

É necessário informar ao Emissário do Imperador que, nestas primícias tardias do outono, quando ainda verdes as folhas, o povo das sombras, em sua vigília criminosa, voltou-se para a prole. Minhas saudações ao nobre Emissário. (Yo Min, A Grande Muralha do Alto)

Anúncios