Tags

,

A grafia correta do nome do Secretário Geral da FIFA é Valcker, Jérôme Valcker, e não Valcke, como constou do tweet de ontem. Queira ver http://www.twitter.com/Vallesi.

Um turista no exterior é veículo da cultura do seu país. Qualquer cidadão imprime na espontaneidade de suas manifestações o que de mais arraigado e característico constitui a cultura – em termos amplos – do país onde nasceu e forjou sua personalidade; qualquer seja a sua atividade, qualquer seja o nível ou área em que a desenvolva, e especialmente segundo a importância e amplitude de suas funções, ele transparece juízos dominantes de sua cultura por princípio sublimados por regras protocolares.

Assim, se na espontaneidade de suas manifestações um funcionário altamente graduado de um organismo ou entidade internacional erra no tom, escorrega do protocolo e dispensa-se de regras elementares de cortesia e boa educação, revela em boa medida algo de oculto da alma do seu país e condiciona o apreço com que deva ele ser considerado.

Algumas atitudes aparentemente isoladas deitam a perder, às vezes, décadas de esforços no sentido de penetrar ou fazer-se presente sadia e culturalmente em culturas nacionais mundo afora. Como soam traduzir conceitos culturais de suas sociedades de origem mascaradas pelo pragmatismo das relações internacionais, o passo atrás é inevitável por parte de quem se identifica com as culturas envolvidas.

Por quê tanta dificuldade em respeitar o país dos outros?

Anúncios