O LIVRO

que você tem nas mãos examina aspectos perversos de organismos com acerado poder de penetração nas sociedades humanas que geram um entrelaçamento de interesses violentamente destrutivo desdobrado no tempo e variado no método, reflexo da abominável pobreza espiritual de seus teóricos e executores. Analisando-o sem os panos-quentes do acumpliciamento, o texto detém-se em Deus, nas origens possíveis do Universo, no homem desde a substantivação da vida, pré-existente porque em essência energia, passando pela física, pela biologia, pelos mais eminentes filósofos da história e sua visão filosófica de mundo, repensando a religião em seu contexto histórico.

Não lhe falta ativo sabor de romance na tragédia de dois jovens amantes no calor inicial da Revolução Francesa e reflexões quanto a haver, ou não, um fim em nossas existências, belas e ásperas, às vezes pungentes, assim como o exame da alma da espécie, da mediocridade ínsita aos seus espécimes, que guardam muito do réptil que inaugurou a materialização da vida em terra firme e da fera arribada a este nosso mundo pelos caminhos da evolução, se bem sua aparência humana. A diversidade da escala na qual se insere o homem, a resistência do vulgar à excelência, do instinto à consciência, a desgraça da carência ética, da subsistência da barbárie e da impotência moral, o infortúnio da impostura e do despudor são igualmente objeto de detida análise.

Este livro não tem a veleidade de afirmar verdades, mas insiste em buscá-las e convidar à reflexão. É delicado e transita por belezas, mas é também duro e cru, tal como o mundo onde vivemos.

O AUTOR

nasceu num pequeno distrito formado ao redor de uma Usina de açúcar a noroeste do Estado do Rio de Janeiro, oriundo de tradicional família da região. Com Educação formal jurídica e econômica, não limitado pela especialização, é um humanista de contornos lógico e ético. Varrendo com visão antropocêntrica variados domínios para melhor situar-se, e  ao ser humano, sua compreensão do homem passa ao largo dos condicionamentos religiosos, históricos e sociais que de forma geral o subordinam. Veterano estudioso das crenças e religiões e da profunda influência por elas desde sempre exercida, é um livre pensador orientado por uma inortodoxa idéia de Deus, avessa a dogmatismos, fórmulas e estereótipos.

Vive em Niterói, RJ, Brasil.

 


Anúncios